Porto da Cruz
O Porto da Cruz é uma encantadora vila e freguesia do Concelho de Machico, Ilha da Madeira.
Tem uma área de 25,13 km² o que a torna a maior freguesia do Concelho de Machico.
Tem actualmente cerca de 2600 habitantes.
O nome desta freguesia tem origem numa cruz encontrada à beira-mar pelos primeiros exploradores.
Foi uma das primeiras freguesias do norte da Ilha da Madeira a ser habitada, no caso, por um dos descendentes de Tristão Vaz Teixeira.
Visualmente a freguesia do Porto da Cruz é imediatamente reconhecida pela imponente Penha D´Águia, situada a este da freguesia junto ao mar fazendo fronteira com a freguesia do Faial, concelho de Santana.
É uma freguesia rural, onde a actividade predominante é a agricultura.
É famoso o "vinho americano" produzido de forma muito particular nesta freguesia com as vinhas junto à terra, ao contrário dos mais frequentes corredores de vinha encontrados no resto da ilha.
A produção de cana de açucar é também muito popular na freguesia do Porto da Cruz, mas é o histórico Engenho, o único da Europa a Vapor ainda em funcionamento, da Companhia Engenhos do Norte, localizado bem no centro da Vila que mais chama à atenção para a produção da típica aguardente de cana.
A produção da cana de açúcar utilizada para produzir aguardente representa a grande produção desta localidade, contribuindo, para a produção do rum que dá origem à famosa poncha da Madeira.
São também famosas as aguardente aqui produzidas, denominadas "970" e "980".
O Porto da Cruz é um local famoso pelo surf; excelente para um banho de mar ou para um passeio num dos muitos trilhos que atravessam paisagens lindíssimas no Porto da Cruz.
Além de tudo isto, existe entre o Porto da cruz e o Faial uma formação rochosa única com 580 metros de altura chamada Penha d’Águia.
É possível subi-la por um íngreme trilho com fabulosas vistas sobre o mar e as redondezas.
É também uma zona já internacionalmente conhecida para a prática de desportos como btt, trail-running (corrida de montanha em trilhos) e parapente. Pelo que é comum cruzar-se com muitos praticantes destas modalidades.
O Porto da Cruz encontra-se fortemente dominada por uma extensa e bela mancha florestal, onde predomina a classificada floresta Laurissilva – Património Natural da Humanidade – UNESCO.
Eu tenho um carinho muito grande pelo Porto da Cruz, vila onde nasceu a minha avó materna e de onde guardo muitas recordações de infância pelas história que ouvia e pelas visitas que fazíamos nos fins de semana e nas férias.
Gostaram do Porto da Cruz?
Fonte:
https://www.visitmachico.com/pt/sobre-machico/descobrir-machico/porto-da-cruz
http://www.madeira-live.com/pt/portocruz.html