Limpeza Subaquática na Baía do Caniçal
Lixo recolhido ontem do fundo do mar na Baía do Caniçal
Ontem, cerca de 20 entusiastas da pesca submarina, uniram-se, voluntáriamente, para realizar uma acção de sensibilização contra o lixo depositado no fundo do mar, mais precisamente na Baía do Caniçal.
Esta iniciativa partiu de Tomás Freitas, um entusiasta da caça submarina, após ter ficado impressionado com a quantidade de lixo que constatou estar acumulada numa área tão reduzida.
Lixo do mar recolhido às 11:00 horas
A acção se sensibilização iniciou-se às 10:00 horas e uma hora depois, às 11:00 horas, já tinham recolhido uma grande quantidade de lixo do fundo do mar.
Bote carregado com lixo do mar
Merguladores a recolherem o lixo do mar
Barco a descarregar o lixo do fundo do mar
Às 12:00 horas os mergulhadores voluntários tinham recolhido cerca de 1 tonelada de plásticos, pneus, chapas, borrachas, ferros, etc.
Baía do Caniçal onde se deu a acção de sensibilização
Tomás Freitas em entrevista à RTP-Madeira, após a iniciativa
A Maria Clara esteve presente, assim como a mãe, avós e tia, e aquando da entrevista do pai, Tomás Freitas, à RTP Madeira, (minuto 24:56) disse muito orgulhosa:
"O meu pai vai ajudar para o planeta ficar feliz".
Eu e a Maria Clara na Baía do Caniçal
Segundo Tomás Freitas, esta iniciativa é para se prolongar todo o verão e tem como objetivo sensibilizar todos os madeirenses, para o importante papel que cada um tem na redução do lixo, através da alteração de comportamentos, reduzindo o impacto negativo no meio ambiente.
"Numa primeira instância, o lixo vai ser objeto de um estudo com fins científicos. Depois será utilizado para acrescentar a uma escultura que está a ser erguida para sensibilizar contra a poluição marítima" - Tomás Freitas.
"O meu pai vai ajudar para o planeta ficar feliz".
- Maria Clara
Cada um de nós tem a responsabilidade de poder mudar alguma coisa.
É tempo de todos agirmos!
Vamos todos ajudar o planeta a "ficar feliz"?
* A equipa de voluntários agradece à ARM - Águas e Resíduos da Madeira por terem disponibilizado um contentor para poder acondicionar todo o lixo recolhido do mar, assim como a Direcção Regional do Ambiente, a DROTA e o Museu da Baleia pela coorperação prestada nesta iniciativa.