A minha filha Silvana está a fazer um estágio da especialidade na Dinamarca!!
E tem enviado muitas fotografias sobre o estilo de vida dos dinamarqueses!
O que mais me surpreendeu foi o uso diário de bicicletas!
Parque de estacionamento de bicicletas em Copenhaga
Fui à procura de informação sobre este estilo de vida dos dinamarqueses e ....
- Dinamarca é o país das bicicletas;
- Nove em cada dez pessoas na Dinamarca possui uma bicicleta;
- Copenhaga é referência mundial no uso bicicletas como transporte e tem uma extensa rede de ciclovias;
- O governo estimulou o uso das bicicletas aquando a crise do petróleo em 1973;
- 62% das pessoas usam a bicicleta para ir trabalhar ou para a escola - é a principal forma de transporte;
- Os dinamarqueses pedalam, em média, 1,6 km por dia;
- Existem mais de 12.000 quilómetros de ciclovias na Dinamarca;
- A cidade de Copenhaga possui cerca de 400 quilómetros de ciclovias - todas claramente separadas das faixas e calçadas dos carros;
- As crianças dinamarquesas geralmente aprendem a andar de bicicleta antes dos 6 anos de idade. Até então, são transportados em pequenos assentos presos a uma das bicicletas dos seus pais.
- Na escola, as crianças aprendem sobre as regras de trânsito, a segurança nas estradas e a importância de usar um capacete, além de bons hábitos a andar de bicicleta;
Fotografias enviadas pela Silvana na Dinamarca
Viajar de bicicleta é a maneira mais rápida, fácil, saudável e ambientalmente correta de se deslocar pelas cidades da Dinamarca.
Um ciclista reduz as emissões de CO2 em 20.000 toneladas por ano, em média, e cada quilómetro percorrido de bicicleta significa € 1ganho em termos de benefícios à saúde.
Estacionamento de bicicletas em Copenhaga
Hoje, o ciclismo é uma parte profundamente enraizada na cultura dinamarquesa, e os mais novos, que não sabem andar de bicicleta, são incentivados a aprender o mais cedo possível.
Tenho a certeza que o Rui do Blog Bikeazores vai apreciar este post!
Olá, Querida! Pois... quando "abri" o teu post... a primeira pessoa em que pensei foi no Rui! Estive na Dinamarca em 2010 (Aarhus) e, de facto, havia por lá muita bicicleta! Dia Feliz! Mil beijinhos
É uma realidade em muitos países, por cá ainda não temos logística mental e legislativa para isso, mas já vamos dando uns passos, para já ainda estamos no modo "cool" da coisa...
Estamos sim a avançar. A minha filha Silvana, que vive no Algarve (a que está a fazer o estágio na Dinamarca), tem uma bicicleta, mas mais para lazer do que meio de transporte ... para aí caminha! Aqui na Madeira seria quase impensável ... com os sobes e desces!!!
Realmente os nórdicos são de outro mundo! Consegui ter uma ideia do uso da bicicleta em Amsterdão...vimos de tudo...pessoal com compras, com um fato acabado de sair da lavandaria e até a conduzirem de guarda chuva! Faz mesmo parte da cultura! Aqui no Porto também seria difícil...tem muitas subidas e descidas! Beijinho Luísa!