A História do Camponês
" Existe uma história muito antiga sobre um camponês na China.
Num determinado ano, o clima foi bastante favorável e as colheitas cresceram muito, fortes e altas, e todos os vizinhos lhe disseram como tinha sorte em ter uma colheita tão boa, ao que ele respondeu:
- Talvez.
Então, no dia antes de começar a colher, uma manada de cavalos selvagens veio a correr da planície e pisou completamente os campos.
Os vizinhos vierem vê-lo e disseram-lhe como tinha pouca sorte por perder a colheita.
O camponês respondeu:
- Talvez.
No dia seguinte, o filho do agricultor saiu com uma corda e apanhou um garanhão selvagem e três éguas, e os vizinhos vieram ver os cavalos e dizer ao camponês como ele era sortudo.
Este respondeu:
- Talvez.
Pela manhã, o filho do agricultor começou a treinar os cavalos, e assim que montou no garanhão este atirou-o ao chão, partindo-lhe, instantaneamente uma perna.
Os vizinhos levaram-no para dentro e quiseram partilhar a dor do camponês, dizendo-lhe que falta de sorte a sua, por ter o único filho tão ferido.
Ele respondeu:
- Talvez.
No dia seguinte, a tropa do Imperador atravessou a aldeia a caminho de uma grande batalha e todos os jovens capazes foram obrigados a alistar-se nas forças armadas.
Mas o filho do camponês não foi levado porque tinha uma perna partida.
Todos os vizinhos celebraram a boa fortuna do camponês porque o seu filho tinha escapado à tropa, e o camponês respondeu:
- Talvez."
In "Mude a Sua Vida em Sete Dias" de Paul McKenna