Ter um Negócio na Internet pode ser uma excelente alternativa para quem é empreendedor e pretende ter uma actividade própria, um negócio a partir de casa ou mesmo trabalhar em part-time.
Actualmente, um negócio na internet tem um potencial de lucro assinalável pois os consumidores estão mais confiantes neste tipo de comercialização (Nelson Costa, 2015).
Além disso, tem um custo de concepção e de estrutura baixos, amplas possibilidades de mercado (global, no limite) e pode funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana (Nelson Costa, 2015).
Mas para fazer chegar o seu negócio aos clientes ou ao seu nicho de mercado, dando-se a conhecer num mercado tão grande e de uma enorme concorrência pode ser um entrave, particularmente se não dominar algumas estratégias na criação do seu negócio online.
Segundo Nelson Costa, revista online E-Konomista, Maio de 2015, existem 7 passos que todo o empreendedor deveria conhecer para criar o seu negócio na Internet com sucesso.
7 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO NA INTERNET
- Analise as necessidades do mercado. Antes de definir o seu produto ou serviço, encontre uma necessidade do mercado, ou seja, o que as pessoas procuram e trate de preencher essa necessidade com os seus produtos ou serviços;
- Crie um site interessante e aloje-o na web. Tem de possuir um site apelativo e fácil de navegar, mas sem deixar de parecer profissional para que os clientes sintam confiança no seu negócio. Pode optar por alojar o site na web através da computação em nuvem, pois tens custos muito inferiores relativamente ao alojamento em servidor físico;
- Construa um catálogo online. O processo de comprar é tão mais apelativo, quanto melhor construído estiver o seu catálogo online. Aposte em fotografias de qualidade, criativas e/ou artísticas;
- Disponibilize formas de pagamento online, escolhendo os modos que mais lhe interessam. Para aceitar pagamentos eletrónicos dos produtos ou serviços online que vende existem várias soluções, como a MB NET, Paypal ou REDUNICRE;
- Promova o seu negócio. É naturalmente crucial que os potenciais clientes acedam ao seu negócio na internet, através de visitas ao site. Se assim não for, por muito interessante que seja o seu site ou produto, o negócio não será rentável. Promova nas redes sociais, domine a optimização para motores de pesquise ou use o pay-per-click, por exemplo, para captar o público-alvo para o seu site;
- Assegure a logística. Se não for capaz de entregar os seus produtos dentro do prazo estabelecido e sem falhas o seu negócio perderá credibilidade. Aposte numa boa logística;
- Garanta o serviço pós-venda. Saber como lidar com as reclamações e devoluções ou assegurar outro tipo de apoio ao cliente é fundamental para obter fidelização.
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Sim, isso é possível com os Negócios Online.
Existem muitos cursos no mercado que poderá adquirir, a preços extremamente acessíveis, que ensinam a criar o seu negócio na internet a partir do zero, mesmo para aqueles que não percebem nada de negócios online.
Um abraço
Luísa de Sousa